terça-feira, 8 de julho de 2008

Teatro nas Universidades


De 1º a 20 de agosto, os acadêmicos da UERR, Cefet, UFRR e Faculdades Atual e Cathedral podem inscrever-se na primeira edição do Yamix - Mostra Acadêmica de Expressões Artísticas do Meio Universitário de Roraima.

Veja o regulamento completo das Artes Cênicas:


1ª Mostra acadêmica de expressões artísticas universitárias de RR


Regulamento de teatro

1. Das disposições gerais

1.1. Este regulamento tem como finalidade estipular as regras gerais para a participação dos acadêmicos de cursos superiores do Estado de Roraima na 1ª Mostra cultural Universitária de Roraima na área de Teatro.

1.2. Considera-se acadêmico de Curso Superior aquele devidamente matriculado em uma das Instituições de Ensino Superior do Estado, envolvidas na organização dessa Mostra.

2. Da Inscrição

2.1. Serão aceitas todas as modalidades de teatro, acadêmicas ou populares.

2.2.. A apresentação poderá ser individual ou em grupo.

2.3. Não serão aceitos trabalhos inscritos sob pseudônimos.

2.4. Efetivada a inscrição, não poderão ser feitas correções ou alterações na proposta da obra a ser apresentada ou em qualquer documento.

2.5. O(s) ator(es) não poderá(ão) representar mais de uma instituição.

2.6. O(s) ator(es) menor(es) de idade deverá(ao) ser acompanhado(s) por um responsável ou uma procuração reconhecida em cartório pelos pais, autorizando o diretor ou coreógrafo a acompanhá-lo no concurso.

2.7. Cada grupo deve apontar um nome como diretor ou coordenador para ficar junto ao som, responsável pelo acompanhamento da sonoplastia.

2.8. Não será aceita troca de atores após a inscrição do grupo. Contudo, o grupo poderá se apresentar sem algum componente.

2.9. A temática é livre.

2.10. Quando da inscrição, os concorrentes deverão trazer vídeo da peça gravada em DVD, sendo ele etiquetado com os seguintes itens: nome da peça e nome do grupo ou ator.

2.11. Pelo menos 1 ator deve ser aluno de alguma instituição envolvida no projeto.


§ Todo material da inscrição deverá ser entregue em um envelope, indicando na capa: nome completo do candidato, instituição a que se vincula, categoria a que está concorrendo.

3. Documentação obrigatória

3.1. Ficha de inscrição devidamente preenchida;

3.2. Declaração de aluno regularmente matriculado em uma das instituições participantes;

3.3. Três cópias digitais da peça;

3.4. Em caso de atores menores, documento assinado pelos pais, autorizando o diretor ou coreógrafo a acompanharem os atores menores de idade (18 anos) durante o concurso.

4. Da comissão julgadora

A Comissão Especial de Seleção será constituída de três membros relacionados à área de dança, a ser designados pela comissão organizadora.

5. Critérios de seleção

5.1. Na análise dos trabalhos, serão avaliados os seguintes aspectos:

5.1.1. Qualidade artística, desenvoltura, expressão corporal e técnica dos atores;

5.1.2. Estrutura e composição da narrativa;

5.1.3. Figurino;

5.1.4. Cenário.

5.2. Da avaliação

5.2.1. Primeira etapa

5.2.1.1 Os projetos serão avaliados individualmente pelos três membros da Comissão, que atribuirão notas de um a dez pontos em cada quesito dos Critérios de Seleção.

5.2.1.2. Serão selecionados até 10 trabalhos com maior pontuação, na soma simples dos quesitos.

5.2.1.3. O júri reserva-se o direito de não atribuir alguma das colocações (1º, 2º ou 3º lugares), se considerarem que os trabalhos não possuem mérito suficiente para a sua atribuição.

5.2.2. Segunda etapa

5.2.2.1. Nessa etapa, será escolhido somente o melhor trabalho, não importando, por exemplo, o estilo.

5.2.2.2. Os critérios serão os mesmos da primeira etapa, bem como os jurados.

5.2.2.3. A segunda etapa será realizada durante a apresentação das peças.

6. Da premiação

6.1. A premiação será de 500 reais e troféu, somente para o primeiro colocado.

6.2. A comissão julgadora poderá instituir menção honrosa, cuja premiação será troféu.

7. Das disposições finais

7.1 A comissão organizadora decidirá sobre as omissões deste regulamento.

7.2. Caberá aos membros do júri desclassificar qualquer inscrição de participante que não atenda a este regulamento.

7.3. Qualquer dúvida a respeito desse regulamento poderá ser suprida em quaisquer umas das Instituições participantes.

7.4. Todo participante da 1ª Mostra Cultural Universitária de Roraima declara, com o ato de sua inscrição, conhecer e concordar plenamente com este regulamento.

7.5. O participante que, de acordo unicamente com a comissão organizadora da 1ª Mostra Cultural Universitária de Roraima, infringir qualquer dispositivo deste regulamento será desclassificado.

7.6. É obrigatória a participação dos classificados em ensaio a ser realizado à tarde no dia da apresentação.

7.7 A organização da iluminação será única para todos os grupos participantes.

7.8. É de responsabilidade da Comissão Organizadora fornecer aparelhagem de som adequada à realização do evento.

7.9. As Instituições proponentes do evento não se responsabilizarão pelo transporte dos atores ou cenário.

7.10. Caberá à Comissão Organizadora do evento acompanhar a montagem do palco, respeitando as propostas dos diversos participantes, bem como o espaço indicado pela comissão.

7.11. É obrigação do participante cumprir o tempo estipulado para a execução da música.

7.12. É de responsabilidade da Comissão Organizadora estabelecer a seqüência de execução das peças.

7.13. A inscrição efetuada implica a plena aceitação de todas as condições nos termos deste regulamento.

4 comentários:

Anônimo disse...

1º - R$500 é sacanagem...
2º - Não auxiliam no transporte do material?!?
3º - "É obrigação do participante cumprir o tempo estipulado para a execução da música" (?) - Se alguém entendeu isso, por favor, traduza pra mim... rsrsrs.

Bem se vê que são aqueles tipos de iniciativa nas quais os artistas não foram consultados para a elaboração da proposta... uma pena...

Anônimo disse...

Pra você ver como a FETEARR ainda não tem nenhum crédito por aqui. Não usamos o poder que temos como Federação. Não adianta eu ou você sabermos disso. O povo ainda gasta muita energia com outros assuntos. Se a FETEARR não fosse tão fragmentada por dentro, a história seria outra.
Porra, comissão julgadora composta por membros da dança? Isso é chamar a gente de otário! Excluíram as pessoas da UFRR só porque ela não é instituição organizadora. São muito contraditórios, falam de ação para incluir, discutir políticas pra um curso futuro de artes, se demonstram preocupados com isso e passam por cima da comunidade acadêmica da Federal. Foda-se que a UFRR não organiza e daí? Que culpa tem os alunos que tem vontade de se expressar através da arte e que estudam lá?
Devíamos boicotar inscrições, invadir o local no dia das apresentações com faixas, megafone e reclamar nossos direitos, mas sabe como é, a FETEARR não entendeu ainda sua postura política. Se nem pra FETEC o povo consegue dizer não...
É isso.

Anônimo disse...

Essa Folha de Boa Vista é uma bosta mesmo. Eles não colocaram o nome da UFRR como instituição organizadora. Agora vejo no cartaz que ela também faz parte. Mas é isso mesmo, mantenho a idéia da manifestação pacífica. Esses caras deviam consultar mais as pessoas que fazem teatro quando forem realizar algum evento de teatro.

Anônimo disse...

É, revendo meus comentários, penso que boicotar seria radical demais. Além do povo não querer aderir, talvez a melhor estratégia seja se infiltrar mesmo e mostrar como podemos contribuir com esta iniciativa. É isso.