sexta-feira, 25 de julho de 2008

Eleições 2008: Artistas cobram políticas públicas voltadas para a cultura

Da Folha de Boa Vista. Veja a matéria completa aqui.


O ator e produtor teatral Nonato Chacon assegurou que o município precisa ter uma política cultural definida onde a prioridade seja a participação de jovens em oficinas de línguas artísticas, como o teatro, dança, artes plásticas e música. “Hoje, o que existe é uma política de realização de grandes eventos como festas juninas e de final de ano, mas é necessário desenvolver as potencialidades artísticas da comunidade boa-vistense”, justificou.

Conforme ele, os grupos de teatro, por exemplo, têm vários espetáculos prontos, os músicos regionais várias composições, mas não existe uma política que viabilize a venda desses produtos ou espaços para a exposição efetiva desse trabalho. “Nós estamos sem teatro público e essa seria uma das principais necessidades atuais da classe, além da publicação de editais para projetos culturais, a exemplo do que é feito pelo Governo Federal e alguns governos municipais, como no Amazonas, que incentiva e fomenta novas produções”, salientou.

O vice-presidente da Federação de Teatro de Roraima, Márcio Sergino, disse que o primeiro passo é tirar os projetos dos papéis e colocar em prática. “Um dos principais problemas que enfrentamos é a falta da transferência de ações culturais de uma gestão para outra. Não existe um trabalho contínuo. Acredito que o gestor deva sentar e discutir com os artistas suas necessidades e para a viabilização de qualquer movimento esse trabalho deveria ser gerido pela própria classe”, indagou. (EPR)

Um comentário:

Anônimo disse...

Por que nao:)