segunda-feira, 2 de junho de 2008

Projeto Dramaturgia reúne quatro grupos de teatro



Do site do Sesc RR



Quatro grupos de teatro de Boa Vista participam a partir desta terça-feira (3) do projeto Dramaturgia - Leituras em Cena, desenvolvido pelo Sesc. O evento acontece até sábado, 07, no Espaço Multicultural Sesc Centro, sempre a partir das 20h, com entrada franca.

O coquetel de abertura acontece nesta terça-feira, a partir das 20h. Na ocasião, haverá um encontro com os diretores, que farão um diálogo sobre o processo de construção das leituras. Também será aberta a exposição fotográfica de Artes Cênicas e Dramaturgia, do fotógrafo Marcelo Seixas.

O Projeto visa estimular a prática de leitura de textos teatrais, mais propriamente, oportunizar o ritual de ouvir/ver leituras encenadas de textos inéditos e consagradas da dramaturgia nacional e internacional.

“Mais do que reunir atores e diretores em torno de textos teatrais buscando apontar as suas potencialidades cênicas, pretendemos, isto sim, sinalizar a urgência de se rever o lugar da dramaturgia no teatro contemporâneo”, afirma Karla Raskopf, coordenadora do Núcleo de Cultura do Sesc.

O projeto, segundo Karla, pretende ir além da leitura superficial ou “impostada”, daquele tipo de leitura em que o ator/leitor mostra boa dicção, mas que não toca o coração do texto e, consequentemente, não toca o ouvinte/espectador. Não pretende, também, lançar mão de recursos cênicos que acabem por ofuscar aquele que é o objeto e protagonista do projeto: O Texto Teatral.

“Trata-se de um jogo, um quebra-cabeça, visando mensurar a resistência ou a pertinência deste ou daquele texto, separando o permanente do aparente e revelando aquilo que seria a essência dramatúrgica”, revela.

Evidentemente que este jogo de ampliação dos sentidos, implícitos e explícitos, existentes nos meandros da significação do texto teatral, é uma singular tarefa de leitura prepositiva do diretor feita com a colaboração do seu elenco.

Cronograma de Apresentações


03 de junho - 20h

Coquetel de abertura do projeto Dramaturgia Leituras em Cena

- Encontro com os diretores dialogando sobre o processo de construção das leituras;

- Abertura da exposição fotográfica de Artes Cênicas e Dramaturgia do fotógrafo Marcelo Seixas.

Dia 04 de junho - 20h

Cia. Locômbia Teatro de Andanças

Texto: Beckett - Não há muita coisa para falar

Autor: Ricardo Bandeira

Direção: Coletiva e Colaborativa

O Grupo Locômbia Teatro de Andanças nasceu no auge dos anos 80, na Colômbia, onde a característica mais firme era de uma Direção e Criação coletiva, onde todos os membros do grupo colaboravam no processo de criação da montagem, com uma dramaturgia própria.

No longo destes anos o Grupo Locômbia já montou diferentes peças, muitas, já apresentadas ao público boa-vistense, através da Mostra SESC Macuxi de Artes, Praça dos Artistas, entre outros eventos. Assim destacam-se as principais peças: “La balada de los Tarros”, “La Sonrisa de Luna”, “Lãs Orejas del Conejo”, “Compasos em Silencio”, “Desvelos”, “Pescando en el Espejo”, “Mar Aca” e “Maha Baraha”.

Do texto: No monólogo Beckett ou Samuel Barclay Beckett como protagonista caminhando pela vida, de casaco e sua bolsa dependurada, ele conta parte de sua vida com referência a seus textos, poemas e peças teatrais, revendo seus personagens e lembrando suas amizades como James Joyce, Molloy e Matone, entre outros.

Ficha Técnica:

Samuel Barclay Beckett - Beatriz Brooks

Dia 05 de junho - 20h

Cia. Criart

Texto: O Poeta e a Musa Esse Louco Processo de Criação.

Autor: Jean Queiróz

Direção: Kaline Barroso

Kaline Barroso é atriz, diretora teatral, professora de artes e canto coral da rede pública de ensino. Dirige o Criart Teatral Grupo de Teatro, desde sua fundação em 2001. Entre outros trabalhos estão “Os Monólogos de Vagina”, “O Chapeuzinho Vermelho”, “Confissões”, “Pluft O Fantasminha”, “Sob um Céu de Poesia”, etc. Recebeu ter prêmios de interpretação e dois na área de Arte Educação. Apesar de ter diversos trabalhos voltados a todas as idades, destaca-se pelos trabalhos dirigidos para o público infantil, atualmente está dirigindo o espetáculo infantil “João e Maria” com estréia prevista para agosto de 2008

Do texto: Duas almas entregues ao delírio do amor, da existência, da arte, um poeta, uma atriz, uma estranha atração, um vicio, uma saída para escapar da realidade e entregar-se plenamente aos sonhos essenciais, a quebra de todas as regras através da imaginação. Dois personagens a procura de um sentido pro mundo de volta, vivem uma relação cheia de tortura, alternadas com surtos de fúria, o limite entre a fantasia e o real, o caos e o lúdico, a busca e o desencanto, o teatro e a poesia no limite, o teatro e a poesia no limite da loucura.

Ficha Técnica:

Musas: Jayne Cardoso, Celis regina, Cecília Monteles, Karen Barroso, e Lana Francis.

Poetas: Marcelo Caliri, Willian Rangel, Mateus Ferreira, Thiago Pharias e Rubens Ribeiro.

Dia 06 de junho - 20h

Cia. do Lavrado

Texto: As Criadas

Autor: Jean Genet

Direção: Graziela Camilo

O primeiro contato com o teatro foi em 1995, aos 11 anos, no SESC - Centro em Curitiba. Nessa época o teatro serviu como terapia, “pra ajudar a vencer a timidez”.

Em 2002 ingressa na Faculdade de Artes do Paraná para cursar Artes Cênicas, curso que foi abandonado em virtude da mudança para Boa Vista, em 2004.

Em uma oficina de linguagem cinematográfica no SESC-RR, conhece o ator e diretor Marcelo Perez, que posteriormente a convida para integrar a Cia. do Lavrado, da qual faz parte até hoje.

Do texto: Nesta peça, escrita em 1947, o dramaturgo e romancista francês Jean Genet explora as relações de poder no universo doméstico, através das personagens Claire e Solange as criadas, e sua patroa Madame.

O artificialismo das relações beira o insuportável, e Madame, preocupada demais consigo mesma, nem desconfia dos sentimentos negativos que suas criadas nutrem por ela, nem das armações que fizeram para afastá-la de seu homem, o Doutor.

A trama envolve um complexo jogo meta-teatral no qual Claire finge ser Madame, enquanto Solange desempenha o papel de Claire, e, desta forma, as personagens revelam suas facetas menos escrupulosas.

Ficha Técnica:

Cora Rufino Claire

Sony Ferseck Solange

Graziela Camilo - Madame

Dia 07 de junho - 20h

Cia. Arteatro

Texto: Navalha da Carne

Autor: Plínio Marcos

Direção: Marcio Sergino

Márcio Sergino Criador e diretor da Companhia Arteatro que desde 1993 vem investindo na busca da identidade do seu teatro e de um formato verdadeiro de viver e se envolver cada vez mais nesse universo de busca, que também faz parte do jogo. Como vice-presidente da Federação de Teatro do Estado, quer fazer crescer a idéia do teatro como veículo estimulador do acesso, do aluno com a literatura e formação do ser, crítico.

Do texto: Um flagrante íntimo no universo de uma prostituta (Neusa Sueli). O cafetão (Vado), e um gay (Veludo), onde a força das circunstâncias os coloca frente a frente, num embate contextualizado por ela e levando-a, a assumir mesmo com toda a angústia, os ditames da sua prosaica realidade.

Ficha Técnica:

Vado: Vitor Souza

Bárbara Monteiro

Denise Pontes

Marcelle Grécia

Baronso Lucena

Silmara Costa

Neusa Sueli: Camila Bessa

Veludo: Silmara Costa

6 comentários:

Federação de Teatro de Roraima disse...

Olá pessoal,O dramaturgia é um evento fabuloso!
Silmara Costa

Anônimo disse...

É mesmo!
Pena que os próprios organizadores não prestigiam... Demonstram um profundo desinteresse, e acabam por revelar o que eu já havia percebido na edição anterior: fazem pra cumprir tabela.
Além disso, é uma pena que, na maioria dos dias, houvesse apenas integrantes de grupos e familiares na platéia...

Anônimo disse...

A qualidade dos trabalhos foi superior ao ano passado. Os grupos estão mais amadurecidos. As soluções encontradas às cenas apresentadas mostrou amadurecimento dos grupos em seus processos de trabalho. A FETEARR precisa absorver estes projetos, passar a realizá-los todos os anos também. Com isso produziremos muito mais. É isso.

Anônimo disse...

Excelente, Marcelo. Acho que a grande questão é realmente o posicionamento da FETEARR como organizadora desses eventos. Já ficou claro, com a Mostra de Esquetes, que a Federação tem capacidade suficiente para empreitadas como aquela.

Anônimo disse...

... Opa! erro na identificação lá em cima...

Excelente, Marcelo. Acho que a grande questão é realmente o posicionamento da FETEARR como organizadora desses eventos. Já ficou claro, com a Mostra de Esquetes, que a Federação tem capacidade suficiente para empreitadas como aquela.

Federação de Teatro de Roraima disse...

Surgiu na �ltima reuni�o de diretoria, a id�ia de fazermos um circuito de leitura, muitas coisas boas ainda est�o por vir.
Silmara Costa