segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

TEATRO DO OPRIMIDO

Nos dias 28, 29 e 30/11 a Cia. do Lavrado esteve presente no Centro de Teatro do Oprimido, no Rio de Janeiro. Os atores Marcelo Perez e Renildo Araújo participaram do Módulo I da oficina que é ministrada pelos Curingas do CTO-RIO. Foram três dias de experimentações, vivências e muitas trocas riquíssimas para o teatro de Roraima.

O formato da oficina proporcionou aos atores da Cia. do Lavrado participarem do processo de montagem de uma cena de Teatro Fórum, uma das técnicas do Teatro do Oprimido, em que o público diante de um conflito real tem a oportunidade de sugerir alternativas para a resolução do conflito. O espect-ator, como eles chamam, sai da condição de platéia e passa a experimentar em cena o que mais tarde pode ser utilizado na vida real.

A Cia. do Lavrado desde 2006 experimenta as técnicas criadas pelo teatrólogo Augusto Boal, criador do teatro do Oprimido, no seu trabalho de prevenção às DST/HIV/AIds. O espetáculo Quem disse que a decisão deve ser dele? é baseado nesta metodologia. Este espetáculo já foi apresentado nas penitenciárias masculina e feminina, postos de saúde, instituições de ensino, abrigos, projetos sociais da prefeitura de Boa Vista, maternidade, hospitais, Faculdades, na UFRR e pelas ruas e praças de Boa Vista.

A idéia da Cia. do Lavrado é desenvolver cada vez mais esta linguagem dentro do seu trabalho de prevenção, por isso a ida de dois integrantes para a oficina do CTO-RIO. Sabemos das dificuldades encontradas no que diz respeito a capacitação na área de teatro em Boa Vista e acreditamos ser de extrema importância e urgência a participação de integrantes de grupos de teatro em oficinas fora do estado de Roraima.


CTO - RIO / TEATRO DO OPRIMIDO
Tel: 021 2232 - 5826

Um comentário:

Leandro Figueiredo disse...

Não sei. Até certo ponto fico triste com obras "educativas". Mas nem sempre existe outro meio de levar esses debates para a população...