sexta-feira, 19 de junho de 2009

Atores aprofundam estudo do texto com leituras cênicas

Terminou ontem a primeira etapa do Projeto Leituras em Cena deste ano, realizado pelo SESC/RR. Participaram do Projeto artistas locais que atuam no movimento teatral do Estado, e também atores iniciantes.

O Leituras em Cena é um projeto do SESC Nacional que visa a valorização da leitura e do estudo do texto. Para a realização das leituras, os participantes receberam, no mês de abril, uma oficina de capacitação com o ator e diretor Marcus Rodrigues, que é formado em Licenciatura Artística pela Universidade Federal de Pernambuco.

Durante o processo de estudo do texto, atores iniciantes e experientes trocaram informações e descobriram juntos um processo diferenciado para a leitura de textos teatrais. Puderam vivenciar novas experimentações como, por exemplo, a inversão de atividades, pois alguns diretores acabaram sendo dirigidos por atores. “Para mim foi extremamente desafiador, pois foi a primeira vez que participei de uma leitura e tive que dirigir um ator que já tem 30 anos de carreira” – disse a atriz Kiussi, que também assumui ter perdido o medo de ensinar.

Foram apresentados os textos A Entrevista, cujo autor é Samir Yazbek; A Mosca, o Diabo e o Padeiro, autoria de Zito Nunes de Siqueira Júnior; e Tempo Temporão de Ricardo Guilherme.

Ainda este ano também irá acontecer a segunda etapa do Projeto e as inscrições a partir da segunda quinzena do mês de julho.

Nenhum comentário: