sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Locômbia apresenta nova peça

O grupo Locômbia Teatro de Andanzas apresenta -se neste sábado, 6, na Praça das Águas. As encenações de O Mágico e a Marionete são gratuitas e abertas a públicos de todas as idades. O novo trabalho dos atores recebeu a Bolsa de Incentivo a Números Circenses, oferecida pelo Ministério da Cultura e a Funarte em parceria com a Fundação Athos Bulcão.

A primeira apresentação desta semana foi na escola municipal Arco Iris (rua L-12, nº 53, Paraviana) nesta sexta-feira, às 10h30. Às 16h, o grupo esteve na escola estadual Maria dos Prazeres Mota. No sábado, às 20h, o Locômbia atuará na Praça das Águas.

O Mágico e a Marionete será encenado 10 vezes em dezembro, uma delas na comunidade indígena Canuani, município do Cantá. Com uma linguagem lúdica, a peça aborda o tempo em que famílias de saltimbancos iam de praça em praça levando diversão ao povo. O elenco é formado por Jorge Orlando Moreno, Beatriz Brooks, Thiago Farias e Shanti Ram (filho de Orlando e Beatriz).

A peça

Em um triciclo-circo chegam o Mágico, o aprendiz de Mágico, o Pierrô e o palhaço Augusto, apresentando seus números de acrobacia, fitas, malabares, mágicas e corda. Também aparece uma marionete viva que, dançando, fica apaixonado por uma moça da platéia e tenta liberar-se para escapar do circo. Além da bolsa da Funarte, a peça é apoiada pelo jornal Roraima Hoje, Federação de Teatro de Roraima e o restaurante Marina meu caso.

Programação

Na próxima semana o grupo estará na comunidade Canuani, (dia 10, às 10h30), escola Vitória Mota Cruz (dia 11, às 10h30), bairro União (dia 12, às 20h), escola municipal Edsonina de Barros Vila (dia 13, às 10h30), praça Mané Garrincha (13, às 20h) e bairro Raiar do Sol (dia 14, às 10h30).

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

TEATRO DO OPRIMIDO

Nos dias 28, 29 e 30/11 a Cia. do Lavrado esteve presente no Centro de Teatro do Oprimido, no Rio de Janeiro. Os atores Marcelo Perez e Renildo Araújo participaram do Módulo I da oficina que é ministrada pelos Curingas do CTO-RIO. Foram três dias de experimentações, vivências e muitas trocas riquíssimas para o teatro de Roraima.

O formato da oficina proporcionou aos atores da Cia. do Lavrado participarem do processo de montagem de uma cena de Teatro Fórum, uma das técnicas do Teatro do Oprimido, em que o público diante de um conflito real tem a oportunidade de sugerir alternativas para a resolução do conflito. O espect-ator, como eles chamam, sai da condição de platéia e passa a experimentar em cena o que mais tarde pode ser utilizado na vida real.

A Cia. do Lavrado desde 2006 experimenta as técnicas criadas pelo teatrólogo Augusto Boal, criador do teatro do Oprimido, no seu trabalho de prevenção às DST/HIV/AIds. O espetáculo Quem disse que a decisão deve ser dele? é baseado nesta metodologia. Este espetáculo já foi apresentado nas penitenciárias masculina e feminina, postos de saúde, instituições de ensino, abrigos, projetos sociais da prefeitura de Boa Vista, maternidade, hospitais, Faculdades, na UFRR e pelas ruas e praças de Boa Vista.

A idéia da Cia. do Lavrado é desenvolver cada vez mais esta linguagem dentro do seu trabalho de prevenção, por isso a ida de dois integrantes para a oficina do CTO-RIO. Sabemos das dificuldades encontradas no que diz respeito a capacitação na área de teatro em Boa Vista e acreditamos ser de extrema importância e urgência a participação de integrantes de grupos de teatro em oficinas fora do estado de Roraima.


CTO - RIO / TEATRO DO OPRIMIDO
Tel: 021 2232 - 5826